I agree with Terms and Conditions and I've read
and agree Privacy Policy.

Schedule a Visit

Nulla vehicula fermentum nulla, a lobortis nisl vestibulum vel. Phasellus eget velit at.

Call us:
1-800-123-4567

Send an email:
monica.wayne@example.com

Brainspottingï»ż

7 meses ago · · 1 comment

Brainspottingï»ż

Brainspotting – Uma terapia baseada no cĂ©rebro

O que Ă© o Brainspotting?

O Brainspotting Ă© uma psicoterapia baseada no cĂ©rebro e no corpo e tambĂ©m comprometida com a ciĂȘncia, porque estamos olhando para o cĂ©rebro e em como ele funciona. O Brainspotting  acessa diretamente o nosso cĂ©rebro emocional e primitivo.

Mas como isso ocorre?

Para entender um pouco melhor quero aqui ilustrar que o nosso cĂ©rebro Ă© composto por trĂȘs unidades funcionais diferentes. Segundo Paul MacLean, o neurocientista responsĂĄvel pela Teoria do CĂ©rebro Trino, diz que o nosso cĂ©rebro tem trĂȘs partes com funçÔes especificas:

  • A parte mais primitiva e essencial Ă© chamada de CĂ©rebro Reptiliano que Ă© responsĂĄvel pelas funçÔes e sensaçÔes como fome, sede, sono, reflexos simples. SĂŁo as nossas necessidades mais bĂĄsicas de sobrevivĂȘncia. É a mais rĂĄpida do cĂ©rebro (instintos);
  • A parte emocional chamada de CĂ©rebro Emocional ou dos MamĂ­feros, onde estĂĄ localizado o Sistema LĂ­mbico que Ă© responsĂĄvel pelo nosso comportamento emocional, detecta ameaças no ambiente;
  • A parte mais nova Ă© chamada de CĂ©rebro NeocĂłrtex ou Racional que Ă© responsĂĄvel pelo nosso pensamento, consciĂȘncia, planejamento, linguagem, capacidade de fazer sentido das coisas, etc. É a mais lenta e densa do cĂ©rebro.

O cĂ©rebro se comunica entre si, isto Ă©, os neurĂŽnios, cĂ©lulas presentes no cĂ©rebro, conseguem se inter comunicar diferentemente das demais cĂ©lulas do corpo. O cĂ©rebro pode ser comparado com um super computador que estĂĄ constantemente fazendo uma releitura ou auto escaneamento cĂ©rebro/corpo para ajustar cada cĂ©lula, ĂłrgĂŁo e sistema do corpo. Isso Ă© possĂ­vel pelo fato dele ter a capacidade de fazer mais de um quatrilhĂŁo de conexĂ”es cerebrais. O problema ocorre quando nossa mente consciente (CĂ©rebro NeocĂłrtex) vislumbra processos mentais dos recessos mais primitivos de nossa mente inconsciente (CĂ©rebro Reptiliano e Emocional) e com freqĂŒĂȘncia faz nos sentirmos confusos, ameaçados. Lembrando que a mente inconsciente Ă© desprovida de cognição, linguagem ou experiĂȘncia. Se parte desta experiĂȘncia for dolorosa ou desconfortĂĄvel  buscamos evitar e dessa forma entra o mecanismo de negação ou repressĂŁo enfraquecendo a liberação do processo natural adaptativo. DaĂ­ surge os sintomas, bloqueios e traumas que ficam localizados nessa parte mais profunda do cĂ©rebro.  

Resultado de imagem para teoria maclean

Fonte: https://www.google.com/search?q=teoria+maclean&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiruZbel9LhAhVAK7kGHQgaBasQ_AUIDigB&biw=1920&bih=969#imgrc=Md5LnucoUorO4M:

O Brainspotting é um método de tratamento focalizado e é uma ferramenta, dentro da relação clínica, que identifica, processa e libera fontes neuropsicológicas de dor física, emocional (traumas, dissociaçÔes e outros sintomas) acessando diretamente as åreas mais primitivas e profundas do cérebro diferenciando-se de uma terapia relacional tradicional. Observam-se mudanças a partir da primeira sessão de terapia.

A quem se destina:

O Brainspotting Ă© indicado para todas as idades:

  • Transtornos de Ansiedade, Fobias e PĂąnico
  • Transtornos Depressivos
  • Traumas fĂ­sicos e emocionais
  • Estresse PĂłs-TraumĂĄtico
  • Dores crĂŽnicas
  • Enxaquecas
  • Otimização do desempenho profissional, acadĂȘmico, esportivo e da criatividade.

Outras tratamentos utilizadas em nosso consultĂłrio
Abordagem SistĂȘmica
Psicoterapia Corporal em BiossĂ­ntese
PNL Programação Neurolinguística
Mindfulness

Tags: , , , , , Categories: Brainspotting, PsicĂłloga

wp

wp

Vivamus ullamcorper pretium ipsum, id molestie elit dapibus vitae. Vestibulum ut odio id sem ultrices convallis vel id diam.

1 Comment

Deixe uma resposta